Escola, a partir das 11h00 para adolescentes saudáveis

Voltamos à escola e muitas famílias respiram aliviadas: a rotina normal da manhã pode finalmente retomar. Mas, juntamente com as salas de aula, os debates sobre o momento em que é bom começar também reabrem.

O tema não é novo : grande parte da comunidade científica concorda que, a partir das 8h30 ou mais, não atende às necessidades biológicas dos adolescentes.

DESCONFORTO CRÔNICO. Para Paul Kelley, do Instituto Oxford de Neurociência Circadiana e Sono da Universidade de Oxford, os estudantes britânicos – mas também se aplicam a estudantes italianos – perdem cerca de 10 horas de descanso por semana e sofrem de privação de sono igual à de um jovem médico voltando de um turno de 24 horas .

As maneiras mais estranhas e corajosas de ir à escola

VÁ PARA A GALERIA (22 FOTOS)
O TEMPO IDEAL. Segundo o pesquisador, crianças entre 8 e 10 anos devem sentar-se nas mesas às 8:30 ou mais tarde; Crianças de 16 anos às 10 horas e de 18 anos às 11 horas (com tranqüilidade dos pais que precisam ir trabalhar). Isso ocorre porque os ritmos circadianos dos adolescentes são adiados por algumas horas em comparação com os dos adultos, e a escola está começando no momento em que seu corpo ainda precisa dormir.

LUZ AZUL. Se acrescentarmos que quase todo mundo antes do sono se expõe à luz de tablets e telefones celulares (o que interfere na produção de melatonina, um hormônio que regula os ciclos do sono), o quadro está completo.

A melhor hora para fazer tudo

VÁ PARA A GALERIA (9 FOTOS)
PESQUISA DE CAMPO. Para concorrer à cobertura, Kelley e colegas, juntamente com a Universidade de York e a Harvard Medical School, estão trabalhando no Teensleep Project , o maior estudo sobre o tema (patrocinado e financiado pelo Wellcome Trust) que está testando a eficácia de diferentes épocas. para começar as aulas em cem escolas de inglês.

Adie o horário de início das lições: você concorda? Faça a pesquisa

EFEITOS COLATERAIS. Os resultados são esperados para 2018 e os riscos são altos: respeitar os níveis circadianos é essencial para otimizar a atenção e a concentração. Por outro lado, a privação do sono está associada ao cansaço, frustração, ansiedade, ganho de peso, hipertensão, comportamento de risco, abuso de álcool e drogas. Um descanso de menos de 6 horas por noite pode levar a alterações na atividade dos genes que regulam o sistema imunológico e a um maior risco de gripe e doenças metabólicas.

PENALIZADO. “Geralmente somos uma empresa que dorme pouco, mas crianças entre 14 e 24 anos pagam o preço mais alto”, diz Kelley. Ele acrescenta que o ajuste do horário escolar aos biorritmos dos alunos pode reduzir as taxas de abandono escolar em 10%.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora